PRINCIPAIS ALIMENTOS AMIGOS DA MEMÓRIA E APRENDIZADO

Que a alimentação é determinante para a saúde física não é segredo para ninguém, mas, e para a saúde mental? Da mesma maneira, é fundamental! Existem substâncias presentes em alimentos que são essenciais ao bom funcionamento cerebral que garantem melhoras no aprendizado e memória. Você sabe quais são? Listamos aqui os principais nutrientes e alimentos-fonte!

- Ômega 3 e Ômega 6: encontrados em peixes, oleaginosas e óleos vegetais como o de canola. Associados à prevenção de doenças cardiovasculares, a carência desses nutrientes ainda pode causar deficiências visuais e problemas no aprendizado, além de afetar outros sistemas cerebrais;

- Vitamina B6: encontrada no germe de trigo, carnes, aves, peixes, vísceras, cereais integrais, legumes, batata, banana e aveia. Essa vitamina auxilia na melhora da atenção e é estimulante dos neurônios;

- Alimentos antioxidantes de cor avermelhada e proteínas: como o tomate, morango, mirtilo, uva e proteínas presentes em carnes, leites e ovos. Esses alimentos contêm substâncias que permitem maior energia e estado de alerta cerebral;

- Vitaminas B1 e B12: encontradas em carne vermelha magra, vísceras, feijões, ervilhas, ovos, peixes e leites. A carência dessas vitaminas faz com que se acumulem substâncias tóxicas que provocam lesões no sistema nervoso.

A dieta Mediterrânea, de modo geral caracterizada pelo maior consumo de frutas, hortaliças, peixes e azeite de oliva, menor ingestão de carnes e derivados e, consumo moderado de vinho, também tem sido relacionada ao efeito protetor contra doenças associadas ao processo de envelhecimento, que é frequentemente ligada ao declínio das funções cognitivas, incluindo a memória.

É importante lembrar ainda que a ingestão excessiva de gorduras trans e aditivos químicos, muito presentes em alimentos industrializados, intoxica os neurônios, comprometendo o desempenho cerebral, podendo causar demência,

déficit de atenção, ansiedade e depressão. O mesmo pode-se dizer de alimentos ricos em açúcares, possivelmente relacionados ao atraso de aprendizado e diminuição da memória.

Anotado?! Agora você já sabe quais alimentos devem ser incluídos e quais devem ser evitados na dieta para melhora da memória e aprendizado. Conte sempre com a ajuda de um nutricionista para inseri-los no cardápio!

Até a próxima!

Veja Também

CARPACCIO DE ABOBRINHA

Receita leve e saudável que une sabor e saúde!

Livinol possui múltipla ação contra obesidade, contribuindo para o emagrecimento saudável!

Livinol é derivado da Garcinia indica Ext. Seu fruto é popularmente utilizado pela medicina Ayurvédica. Possui múltiplos mecanismos com ação anti-obesidade: modulação da microbiota intestinal e aumento da população de Akkermansia munciphila, efeito termogênico, manejo no estresse do retículo endoplasmático com ativação da via AMPK e secreção de adiponectinas.

POR QUE ESCOLHER MEDICAMENTO MANIPULADO PARA SEU PET?

Um ponto de vista comum para a maioria dos tutores de pet, é a dificuldade quando eles precisam administrar um medicamento ou até um suplemento para o seu melhor amigo.